OSOBRE A ORPLANA

"A ORPLANA - Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil - foi fundada em 29 de junho de 1976, com o objetivo de organizar a classe dos produtores e ampliar sua representatividade no Brasil e no exterior. Nossa Missão é Garantir um futuro seguro e rentável para os produtores de cana-de-açúcar buscando excelência na produção agrícola e coordenação da cadeia sucroenergética. Com sede em Ribeirão Preto / SP, conta, atualmente, com 32 associações de fornecedores de cana, sendo 24 no estado de São Paulo, 1 no Mato Grosso, 1 no Mato Grosso do Sul, 3 em Minas Gerais e 3 em Goiás. A ORPLANA representa aproximadamente 11 mil fornecedores de cana em toda Região Centro-Sul do Brasil.".


TLinha do tempo

Conheça nossa história.

1976 a 1977 - Gestão: Antonio José Rodrigues Filho

Foi um dos fundadores da Orplana, sendo o primeiro a assumir a presidência da entidade. Tomou posse em 29 de junho de 1976, data em que também se deu a aprovação do estatuto da entidade. Rodrigues Filho transferiu sua experiência como líder e defensor do associativismo e cooperativismo para estabelecer as sólidas bases que transformaram a Orplana numa referência como entidade representativa do setor canavieiro.

1977 a 1995 - Gestão: Hermínio Jacon

Presidiu a Orplana por 18 anos e, ao longo do período em que esteve à frente da entidade, promoveu ações para o seu fortalecimento, como a criação da Assessoria Técnica para a prestação de serviços às associadas. Nesta fase, a entidade passou a ter sede própria e houve a ampliação do diálogo entre os órgãos públicos e privados. Houve também o acesso dos produtores a novas tecnologias, o que levou à modernização da atividade canavieira.

1995 a 1998 - Gestão: José Coral

Percebendo as mudanças que estavam ocorrendo no setor, estimulou a modernização da Orplana, representando os interesses dos produtores em um novo cenário que já se desenhava. Comandou a entidade em discussões e estudos, que culminaram com a criação do CONSECANA, sistema que foi adotado na safra de 98/99 e que se tornou referência para o pagamento da cana.

1998 - Implantação do CONSECANA/SP

Com o desmonte do aparato governamental e o fim dos preços administrados, surgiu a necessidade de estabelecer uma nova sistemática para a definição do valor da cana-de-açúcar produzida e vendida pelos produtores rurais às indústrias, surgiu assim o CONSECANA-SP. O Conselho instituiu um modelo que permite, a partir da qualidade da cana e dos preços do açúcar e do etanol, determinar um preço para a matéria prima.

1998 a 2001 - Gestão: Maria Amélia de Souza Dias

Trabalhou com o objetivo de aproximar a Orplana e suas associadas e expandir a área de atuação da entidade. Conduziu a organização de maneira estratégica, em meio às grandes adversidades enfrentadas por toda a cadeia produtiva naquele período. Sempre defendendo os interesses dos plantadores de cana. Um dos destaques de sua gestão foi a assinatura do CONSECANA, considerado um modelo mais justo de pagamento da cana.

2001 a 2007 - Gestão: Manoel Carlos de Azevedo Ortolan

Estreitou o relacionamento entre a Orplana e órgãos públicos e privados, ampliou a representação política da entidade, fazendo com que esta fizesse parte de organismos nacionais e internacionais ligados ao setor. Promoveu ainda a participação dos plantadores de cana no processo de expansão do setor sucroalcooleiro.

2004 - Filiação WABCG (Associação Mundial dos Produtores de Cana e Beterraba Açucareira)

A Associação Mundial de beterraba e de Plantadores de Cana (WABCG) é a organização internacional que agrupa as associações nacionais e regionais de produtores de beterraba açucareira e de cana de açúcar a nível internacional. WABCG está presente em 30 países, produzindo 60% da produção mundial de açúcar, conta atualmente com 30 associações membros, provenientes dos cinco continentes.

2007 a 2013 - Ismael Perina Júnior

Promoveu avanços na entidade, enfrentando desafios de mercado e produção. Aproximou a entidade com suas associadas, promovendo atualização dos departamentos técnicos. Além disso, a ORPLANA ampliou sua participação em fóruns públicos e privados, nacionais e internacionais, mostrando a importância do segmento “produtor de cana” dentro da cadeia produtiva e trabalhando para a união da classe.

2013 a 2016 - Manoel Carlos de Azevedo Ortolan

Participou da Criação e implantação o Plano Estratégico ORPLANA (2015/2025), objetivando uma renovação estrutural, visando oferecer aos seus associados uma entidade moderna e dinâmica. Buscando garantir um futuro seguro e rentável ao produtor de cana. A mudança de sua sede para Ribeirão Preto, tornando, logisticamente, mais favorável a presença de suas afilhadas.

2014 - Desenvolvimento do Planejamento Estratégico ORPLANA 2015/2025

A Orplana, no seu papel de representar os interesses dos produtores de cana, deseja proporcionar aos seus membros melhores condições de competitividade. Visando se adequar a organização às mais modernas práticas adotadas por associações nacionais e internacionais, o projeto de Planejamento Estratégico da Orplana visa definir as diretrizes da associação para os próximos 10 anos.

2015 - Contratação do Gestor e inicio da implantação do Plano Estratégico

Seu objetivo central é o desenvolvimento das atividades para elaboração do plano que irá apoiar as decisões relativas ao direcionamento futuro e a estruturação dos projetos e metas de implementação das decisões decorrentes do planejamento estratégico.

2015 - Mudança da sede para Ribeirão Preto/SP

Um dos projetos do Planejamento Estratégico foi à mudança da sede da ORPLANA para, buscando adequar a localização às necessidades de seus associados, facilitando a integração entre ORPLANA e Associações Membro. Criando assim sinergia e fortalecendo parcerias com diversas entidades e empresas do setor.

2016 a 2019 - Eduardo Vasconcellos Romão

Atual Presidente da ORPLANA tem como meta, desenvolver o Planejamento Estratégico ORPLANA 2015/2025, além inserir os associados na realidade da demanda mundial, que deverá exigir aumento de 40% na produção de alimentos, fibra e energia para alimentar nove bilhões de pessoas, sendo que a sustentabilidade deverá ser o foco principal para se chegar neste patamar.

Nossos objetivos

Temos como objetivo, apoiar, reforçar e manter as vantagens competitivas do produtor independente de cana, maximizando sua eficiência e rentabilidade. Ser um facilitador no desenvolvimento de conhecimento técnico e estratégico para a cadeia sucroenergética auxiliando na tomada de decisão efetiva. Desenvolver um ambiente externo favorável para os produtores de cana-de-açúcar por meio do marketing institucional do setor e da defesa de seus direitos. Contribuir para a manutenção da competitividade do setor sucroenergético no longo-prazo. Elevar os níveis de eficiência das associações de produtores de cana-de-açúcar membros da ORPLANA mantendo a unidade da classe


Representa

Representatividade dos produtores junto às cooperativas, usinas, centros de pesquisa, CONSECANA e outros stakeholders para o desenvolvimento sustentável da cadeia integrada de cana-de-açúcar

Difunde

Difusão de conhecimento entre as Associações membro

Comunica

Diálogo com órgãos públicos, privados e sociedade, no âmbito nacional e internacional.

ENossa Equipe

Nossa equipe tem como valores, o Associativismo, a consciência coletiva, integridade e transparência, equilíbrio, credibilidade e profissionalismo, comunicação e desenvolvimento.

Gustavo Rattes de Castro

Presidente

Eleito para o triênio 2019/2022, Gustavo é membro do Conselho Deliberativo da ORPLANA e Presidente da APMP - Rio Verde/GO

Gustavo Rattes de Castro

Presidente

Eduardo Vasconcellos Romão

Vice-Presidente

Eleito para o triênio 2019/2022, Eduardo é membro do Conselho Deliberativo da ORPLANA e Presidente da ASSOCICANA - Jaú/SP

Eduardo Vasconcellos Romão

Vice-Presidente

Bruno Rangel Geraldo Martins

Tesoureiro

Eleito para o mandato 2019/2022, Bruno é membro do Conselho Deliberativo da ORPLANA e Presidente da SOCICANA - Guariba/SP

Bruno Rangel Geraldo Martins

Tesoureiro

Celso Albano de Carvalho

Gestor Executivo

Responsável pela gestão operacional da sede e implantação do Plano Estratégico ORPLANA 2015/2025

Celso Albano de Carvalho

Gestor Executivo

Aislan de Oliveira Aguiar

Técnico Líder

Responsável pelo Programa Muda Cana.

Aislan de Oliveira Aguiar

Técnico Líder

Cristina Jesus Saipp

Analista de Indicadores

Responsável pelas informações e dados do mercado sucroenergético e Sistema ATR.

Cristina Jesus Saipp

Analista de Indicadores

Fernanda Panizzi Penariol

Coordenadora de Comunicação

Responsável pela comunicação da Orplana, divulgando as atividades que a organização executa.

Fernanda Panizzi Penariol

Coordenadora de Comunicação

Daniela Zaparoli

Analista CONSECANA/SP

Responsável pelas informações e controles ligados ao CONSECANA/SP.

Daniela Zaparoli

Analista CONSECANA/SP

Roberto de Campos Sachs

Consultor Técnico

Consultoria técnica no CONSECANA e CANATEC

Roberto de Campos Sachs

Consultor Técnico

E-mail

orplana@orplana.com.br


Telefone

(16) 3603 2800


Endereço

Avenida Luiz Eduardo Toledo Prado, nº 870
Iguatemi Empresarial, Sala 1303/1304
CEP 14.027-250 – Ribeirão Preto/SP